segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Exame reconhece diplomas de medicina obtidos fora do Brasil


Hola!
Muitos devem ter assistido à essa matéria do Fantástico na Rede Globo e ficado com medo de fazer medicina no exterior por causa do processo de revalidação do diploma no Brasil. 


Nessa reportagem o próprio secretário do Ministério da Saúde diz que uma das principais causas da reprovação no processo de revalidação experimental foi o exagero na nota de corte. Bom, agora dia 28/08/2011, será iniciado o primeiro processo de revalidação de diplomas de medicina obtidos fora do Brasil unificado, o "Revalida", quando sair o resultado desse exame poderemos analisar se o processo ficou mais justo, ou não!

Veja na íntegra a matéria publicada pelo UOL, sobre esse exame!

"O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) foi implantado como projeto piloto no ano passado pelos Ministérios da Educação e da Saúde. O Revalida tem o objetivo é reconhecer diplomas de medicina obtidos em instituições de ensino estrangeiras. Várias universidades do Brasil já aderiram ao Exame.

As inscrições deste ano foram encerradas no último dia 10 de julho. O Ministério da Educação recebeu 601 inscrições. Os candidatos, brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, fizeram a graduação em 29 países,  sendo que 320 deles obtiveram diplomas na Bolívia, 146 em Cuba e 58 na Argentina. No grupo de inscritos há também médicos graduados na Espanha (17), Alemanha (sete), Rússia (quatro) e Estados Unidos (dois).

A revalidação ocorre em duas etapas.  No dia 28 de agosto os inscritos farão uma prova objetiva, de caráter eliminatório, que será aplicada em seis capitais: Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Campo Grande e Brasília. Os aprovados na primeira fase participarão nos dias 1° e 2 de outubro, em Brasília, de um exame prático para avaliar as habilidades clínicas.
Concluídas as duas fases, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável, encaminhará o resultado a cada universidade que tiver candidatos inscritos. No processo de revalidação de diplomas médicos deste ano, 37 instituições federais, estaduais e municipais de educação superior aderiram ao exame e estão credenciadas a emitir certificado. De acordo com as expectativas do Ministério da Educação, todo o processo estará concluído até dezembro.

POLÊMICA - O exame foi aplicado pela primeira vez no ano passado em caráter experimental, com a proposta de desburocratizar o processo de revalidação dos diplomas de medicina estrangeiros. Mas dos 281 candidatos que compareceram à prova, apenas dois foram aprovados.  "É uma aprovação muito baixa. Não acredito que tantos candidatos não estejam aptos para desempanhar a profissão, até porque muitos deles são aprovados em residências e concursos públicos", afirma a advogada da Revalide, especializada em consultoria para revalidação de diplomas, Mirtes Fabiane Pereira."
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário